Mimos

 
 
08 de Junho de 2015
 
 
O inicio deste mês foi marcado pelas comemorações do Dia da Criança. Foram três dias de festa, alegria e diversão. No primeiro dia participamos no mundo das profissões, no segundo dia tivemos uma aula especial do Gymboree com a visita do Gymbo e no terceiro fizemos um piquenique e ainda tivemos como prenda um fantoche de dedo e um pequeno cenário (polícia para menino, bailarina para menina).
Espreitem lá estes nossos momentos especiais!
 
 
 

 
 
 
 
03 de Maio de 2015
 
Para todas as mamãs, neste Dia especial...
 
 

 
 
E para comemorar esta data especial, os nossos bebés fizeram uma surpresa às mamãs: com os seus dedinhos carimbaram uma chávena de café e decoraram um postal com uma mensagem especial.
Preenchemos também o "nosso" coração,para mostrar às mamãs o quanto gostamos delas!
Esperemos que as mamãs tenham gostado da surpresa, pois nós gostamos de a preparar!
 
 
 
 
04 de Abril de 2015
 
Ola amiguinhos!
Março foi um mês marcado por entradas de novos bebés. Para além dos amigos S. e E. que chegaram no início de Março, chegou a altura da M.,  da M. e da C. se juntarem aos bebés da Sala dos Mimos. Estes três últimos bebés são três meninas jeitosas que aos poucos estão ainda se adaptando à rotina da Sala, ao novo espaço físico, aos novos amiguinhos grandes e pequeninos... Agora a nossa Sala está mais preenchida, com 14 bebés jeitosos, marotos e queridos! Cada dia é único, novas habilidades motoras vão sendo adquiridas, novas palavras/sons são emitidos...é uma evolução diária e gradual no desenvolvimento de cada bebé.

 
Durante este mês preparamos uma surpresa para alguém muito especial: o papá. Carimbamos numa tshirt os nossos pés para que o nosso "super-herói" se recorde "um dia mais tarde" do nosso primeiro trabalho para o papá, no Infantário. Também preenchemos um postal, carimbando os nossos dedinhos. Esperamos que os papás tenham gostado da surpresa!
 
 
E como estamos na Páscoa, ajudamos também na elaboração dos nossos cestinhos: carimbamos os nossos dedinhos nas orelhas do coelho e, através do decalque das nossas mãos, foram feitas umas cenouras em forma de postal, a desejar uma Feliz Páscoa a todas as famílias. Também tivemos uma visita especial na nossa Sala...o coelho Jojó foi-nos visitar e deixou-nos um ovinhos muito docinhos...
 
 
 
A equipa da Sala dos Mimos deseja a toda a comunidade educativa, uma Feliz Páscoa!
 
 
 
08 de Março de 2015
 
Ola amiguinhos!
Já passou um pouco mais de meio ano desde que se iniciou o presente ano letivo...e muitas coisas já fizemos, já crescemos muito, somos cada vez mais dinâmicos, adoramos coisas novas, já fazemos "pequenos recados", e já somos mais, já somos um grupo de 11 bebés e daqui a nada seremos mais!
Querem saber o que andamos nós a fazer?Andamos aos poucos a nos adaptar a mais dois amigos novos que entraram, o E. e o S. São dois rapazes jeitosos, alegres, que se vieram juntar a um grupinho de bebés bem dispostos!
Para além disto, andámos a preparar uma surpresa para alguém muito especial, mas mais não podemos dizer...
Pela primeira vez fomos ver uma peça de teatro, ou melhor, a peça de teatro veio até nós (à nossa Sala) através da peça "Ai ai Carochinha". Querem saber como nos comportamos? Muito bem! Não choramos, não estranhamos, pelo contrário, estivemos muito atentos às vozes e personagens que por lá passaram!
No nosso dia-a-dia continuámos a explorar brinquedos, histórias, a adquirir novas habilidades motoras, a nos "esconder", a brincar, a sorrir, a fazer trabalhinhos plásticos, ... a ser crianças!
 

 

22 de Fevereiro de 2015
 
 
Olá amigos! Estamos de volta para contar as nossas últimas notícias... Nestes últimos dias andamos a festejar o Carnaval, celebrando com três grandes dias de festa: o dia do chapéu criativo, o dia do disfarce livre e o dia do traje da escola que está relacionado com o Projeto de Escola (a Gastronomia e o Artesanato). Apesar de pequeninos, estivemos um pouco curiosos e recetivos a esta festividade.
 
 
Para esta época festiva, os adultos prepararam e decoraram a Sala com alguns elementos coloridos: palhaços, máscaras, bolas (confetis), gravatas.... e os pequeninos realizaram um trabalho alusivo ao Carnaval.
Para além do Carnaval, continuamos com a nossa rotina e com as atividades de estimulação global de forma individual/grupo: adoramos canções, imagens, jogo do esconde-esconde, explorar brinquedos,...
 
 
Fiquem atentos ao nosso cantinho, teremos mais novidades para contar!

 
08 de Fevereiro de 2015
 
Olá amiguinhos! Voltamos aqui ao nosso cantinho para contar um pouco daquilo que andamos a fazer nestes últimos dias...Tal como já tínhamos contado, o início do ano contou com a entrada de 3 amiguinhos novos e agora temos mais uma amiga nova: a M. A M. é uma linda princesa que se juntou a uma sala cheia de príncipes e princesas bem dispostos!
Janeiro foi um mês dedicado à entrada e adaptação dos novos bebés... Durante este período, a nossa maior preocupação foi o bem-estar da criança e dos pais que começaram numa nova etapa, numa  nova rotina e num ambiente diferente do meio familiar que estavam habituados...é uma readaptação também da rotina da Sala a estes novos bebés,  uma adaptação dos bebés que já estavam aos novos, ... de uma forma geral, podemos dizer que correu muito bem a adaptação destes novos amiguinhos!
Para além das adaptações, tivemos ainda tempinho para realizarmos um trabalho sobre a estação do ano presente (o Inverno). Comemorámos ainda o Dia da Não Violência (30 de Janeiro) através de uma atividade com todas as crianças do Infantário, onde se reproduziu com as crianças o símbolo da Paz e se lançou uma pomba e vários balões em prol desta data..
 
 
E agora, andamos a preparar uma festa....o Carnaval! Por isso não se esqueçam e venham espreitar as próximas notícias...
 
 
 
 
20 de Janeiro de 2015
 
 
Olá! Estamos de volta para contar as novidades que chegaram com o Ano Novo...
Na Sala dos Mimos o ano de 2015 começou da melhor forma, com a entrada de dois bebés novos: o G. e a C.. Estes bebés vieram dar mais alegria à nossa Sala, são muito bem dispostos e os bebés mais velhos adoram ir para junto deles brincar e até mesmo conhecer os novos amiguinhos.
 
 
 
O início deste Ano também ficou marcado pela comemoração do Dia dos Reis e pelo varrer dos armários (Dia de Santo Amaro).
 
 
Não podemos nos esquecer que comemorámos junto das famílias, na nossa Sala, o primeiro aniversário de duas crianças: o D. e a L.... Estamos a ficar crescidos!
É de realçar que continuamos muito simpáticos, atentos, exploradores e adoramos tudo aquilo que há de novo na Sala... e até mesmo experimentamos novas habilidades motoras como rastejar debaixo de uma espreguiçadeira!
Para finalizar as informações desta primeira quinzena, podemos dizer que estamos novamente com a adaptação de um novo bebé: o B., e para a semana teremos mais uma nova amiga: a M..
 
 
Continuem a espreitar a nossa página aqui no blogue, para conhecerem as próximas novidades! 

 
 
 
24 de Dezembro de 2014
 
Olá amiguinhos!
O Natal está mesmo a chegar e nós já temos tudo preparado para esta linda época festiva!
Na nossa Sala realizamos alguns trabalhos: pintamos  com um pincel um presépio para oferecemos aos nossos papás. Com um pincel pintamos também o embrulho do presépio e com os nossos dedinhos carimbamos o mesmo. Como postal, a carimbagem dos nossos dedinhos deram origem a umas lindas bolas de Natal!
E ainda realizamos um pequeno trabalho acerca desta época festiva, do nascimento de Jesus: com a carimbagem dos nossos pés e dos nossos dedos, fizemos um Menino Jesus deitado numa manjedoura.
Vejam lá, apesar de pequeninos...fazemos trabalhos lindos!
 
A Sala dos Mimos deseja a toda a comunidade escolar um Feliz Natal e um próspero Ano 2015!
 
 
 
14 de Dezembro de 2014


Olá amigos!

Apesar de pequeninos, estes últimos dias andamos atarefados com uma surpresa que andamos a fazer para os papás, a ensaiar para a Festa de Natal, a fazer alguns trabalhos sobre o Natal e o Inverno, ...e sobra ainda tempo para continuarmos a brincar, fazer marotices e aproveitar a nossa passagem pela Sala dos Mimos!

 


 

 

E por falar em festa, decorreu na passada sexta-feira (12 de Dezembro) a nossa primeira atuação num palco, na Festa de Natal do nosso Infantário. Ficamos admirados  e envergonhados ao ver muitas pessoas, mas fomos crescidos e não choramos! No fim, recebemos um presente que o Pai Natal trouxe... somos uns bebés muito bem comportados! :))
Agora podem relembrar e ouvir a música da nossa atuação:
 
 

 
 
 
30 de Novembro de 2014

 

Olá amiguinhos!

Estamos de volta para contar as últimas notícias da nossa Sala!

Continuámos a crescer, a adquirir novas habilidades motoras, gostamos muito de ouvir as nossas amigas crescidas cantarem para nós e já estamos mais familiarizados com as atividades plásticas,  motoras e musicais. Apesar de ainda não sabermos falar, compreendemos algumas mensagens simples e fazemo-nos entender também às nossas amigas crescidas da nossa Sala. Aquilo que mais gostamos de fazer neste momento é nos escondermos atrás do cadeirão azul, à espera que as nossas amigas crescidas nos encontrem ou, esperar que elas abram a porta da Sala para "fugirmos" e conhecermos o que há para além do corredor... :)

Em relação às atividades que realizamos, participamos numa iniciativa solidária que a nossa escola se associou "Missão Pijama" e no dia 20 de Novembro, viemos vestidos de pijama para a nossa Sala. Como registo deste dia, pintamos um pijama com os nossos dedinhos e com várias cores.
Ainda sobre os nossos trabalhos, preenchemos uns flocos de neve com digitinta. Primeiro brincamos com a digitinta durante algum tempo (pois é uma das nossas atividades preferidas!) e depois, as nossas amigas crescidas, fizeram o registo das nossas brincadeiras com esta técnica.
Já repararam na decoração da nossa escola? Nós, os mais pequeninos, também demos uma ajudinha: pintamos umas espátulas com a cor amarela que depois se transformaram em lindas estrelas que se encontram nas árvores de Natal da recepção.
Agora espreitem um pouco daquilo que contamos...até à próxima!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
12 de Novembro de 2014
 
Olá amiguinhos!
Querem saber aquilo que andamos a fazer nestas últimas duas semanas?
Comemoramos pela primeira vez o Pão-por-Deus no nosso Infantário! Lembram-se aquelas latas de leite que andamos a pintar? Com uns pózinhos mágicos  e algumas técnicas plásticas à mistura, transformaram-se num "Saco Espantalho". Os papás levaram para casa o "Saco Espantalho"  que fizemos e trouxeram de volta à nossa Sala, no dia 31 de Outubro, recheados com muitas frutas e alguns docinhos, que posteriormente foram partilhados entre todas as crianças da nossa Sala! Muito obrigada papás pela vossa contribuição, foram muito generosos!
 
 
Nestes últimos dias ouvimos as nossas amigas crescidas a cantarolar a canção das castanhas, de modo a preparar o São Martinho:
 
" No meu bolso guardei
 
Meia dúzia de castanhas
De tão quentes que estão
Ainda queimou a minha mão!
 
Vou dá-las ao pai
Vou dá-las à mãe
Castanhas quentinhas
Que sabem tão bem!"
 
 Ainda sobre o São Martinho, preenchemos uma castanha com a técnica da digitinta e bem que gostamos agora desta técnica! Com a carimbagem dos nossos pés e das nossas mãos ilustramos como se cozem as castanhas na Sala dos Mimos. Ora vejam lá:
 
 
 
Para além destes momentos descritos anteriormente, ainda houve tempo para brincadeiras, estimulação motora, muitas canções (é de realçar que alguns bebés já acompanham as canções reproduzindo alguns gestos) e algumas sonecas pelo meio!
 

Até à próxima!
 
26 de Outubro de 2014
 
 
Olá!
Voltamos esta semana com mais notícias! Após adaptações, integração a novas rotinas, atividades novas, canções, sorrisos e brincadeiras à mistura, voltamos para vos contar um pouco daquilo que estamos a fazer:
- andamos atarefados a preparar o nosso cesto do pão-por-deus onde colaborámos muito pintando uma lata de leite;
- com o nosso pé, fizemos uma carimbagem que se transformou numa bruxinha para o Halloween. Para além destes trabalhinhos, não paramos de trabalhar: andámos a gatinhar, rastejar, saltar, dar palminhas, adorámos ouvir as canções que as nossas amigas crescidas andam sempre a cantarolar e até já conseguimos (os bebés mais crescidos) acompanhar com alguns gestos!
Vejam lá as nossas habilidades!
 
 
 
 
12 de Outubro de 2014





Olá amiguinhos!

 

Passou apenas uma semana desde a nossa última notícia e já temos novidades  para vos contar: temos uma nova amiguinha na Sala! Somos um grupo de cinco lindos bebés que contam com três meninas e dois meninos! E não há mais bebés?! Claro que sim: alguns são muito pequeninos e ainda estão em casa, outros acabaram de sair do "forninho" que é a barriga das mamãs e outros ainda estão a crescer dentro da barriga das mamãs!

Na semana passada tivemos também a nossa primeira aula de motricidade, realizada pelo Gymboree. Foi uma aula dedicada à exploração de movimentos motores e gostamos muito!

Continuamos ainda a trabalhar sobre o tema do Outono, onde construímos uma árvore através da carimbagem do braço e mão e as folhas foram feitas através da carimbagem com rolhas de cortiça.

Espreitem lá alguns destes momentos que vivemos esta semana!

 

 

 
 
 
6 de Outubro de 2014


Olá!
Bem-vindos a este novo cantinho da Sala dos Mimos onde poderão espreitar um pouco do dia a dia dos nossos bebés... .
Ao longo do ano contaremos algumas notícias acerca do seu crescimento e desenvolvimento, as suas aventuras, as suas primeiras atividades no Infantário... .
O mês de Setembro foi inteiramente dedicado à adaptação dos primeiros bebés, à organização e decoração da Sala e iniciação ao tema: "O Outono".
Em relação à adaptação julgamos que correu muito bem. Entre muitos mimos, abracinhos, colo, brincadeiras, canções e pouco choro, os bebés adaptaram-se facilmente a este novo espaço físico(onde rapidamente começaram a explorar gatinhando, manuseando brinquedos...) e à equipa da Sala (estabelecendo relações afetivas que facilitaram este processo de adaptação). 
Após a adaptação, demos início à decoração da Sala com o tema "O Outono". Apesar de pequeninos, os bebés deram uma ajuda preciosa nesta tarefa, realizando algumas atividades de carimbagem dos dedos, de esponja e digitinta, sendo posteriormente utilizadas para a decoração da Sala.
Espreitem lá um pouco do nosso mês de Setembro...

Daqui a poucos dias, haverá mais notícias! Estejam atentos!

 


Sem comentários:

Enviar um comentário