Papoilas



29-05-15

Olá a todos, aqui estamos de volta para vos falar um pouco o que temos vindo a trabalhar durante estes dias de ausência.
Iniciamos o tema das profissões, explorando de diferentes maneiras, através de diálogo, conto de histórias, visualização e exploração de imagens, jogos, canções, trabalhos realizados pelos pais, atividades de exploração plástica, etc. Aqui vos deixo alguns registos do que estivemos a fazer, pesquisar e abordar.


Intercalado com o tema das profissões começamos a trabalhar para a prendinha do nosso bem mais precioso, a nossa Mãe. Elaboramos uma jarra construída pelos adultos da sala em caixas de cereais que posteriormente foi pintada por cada criança da sala. Em seguida os meninos pintaram filtros de café, molhando estes em tinta desfeita em água que depois de secos foram transformados em lindas rosas para embelezar ainda mais a prenda da nossa Mãe. Aqui vos deixo alguns registos de todo este processo até ao resultado final. Esperemos que tenham gostado e o tenham recebido com todo o carinho com que as nossas crianças depositaram em cada fase deste processo.






Finalizadas as atividades para o dia da mãe, iniciamos a preparação para o dia da família, aqui vos deixo alguns trabalhos executados pelos meninos e também algumas imagens sobre a festa da família.




Após estas festividades iniciamos o tema dos animais, diferenciar os animais domésticos dos animais selvagens, identificar os seus habitats naturais e algumas das suas características. Foi muito divertido trabalhar este tema com os meninos através de variadas atividades, uma vez mais deixo-vos aqui alguns registos do que foi feito sobre este tema. Por agora ficamos por aqui e voltaremos em breve para mais novidades. 
Até breve. 


11-04-15

Olá amiguinhos, depois de um algum tempo de ausência, aqui estamos de volta para vos falar um pouco do que andamos a fazer durante o mês de Março.
Março foi mês de aprendermos sobre figuras geométricas, entre jogos, histórias, canções, lengalengas e muitos trabalhinhos de expressão plástica, ficamos a conhecer um pouco mais sobre as características de cada uma delas. Foi muito divertido e todos nós já sabemos identificar as 4 formas básicas de geometria.
Aqui vos deixo com alguns exemplos desses nossos trabalhos.



Durante este mês elaboramos a prenda e o postal para o nosso querido Papá, assim chegado o dia 19 de Março estava tudo prontinho para surpreendermos o nosso Pai. Esperemos que todos tenham gostado o que através de tintas, colagens e rabiscos muito artísticos transmitiam todo o nosso amor e carinho.



Ainda durante este mês exploramos um pouco a chegada da Primavera, participando ativamente na decoração da nossa salinha, ficou muito bonita e com ambiente primaveril, não acham?


E para finalizar este mês tão trabalhoso, elaboramos o nosso cestinho para a Páscoa, um coelhinho muito engraçado que com os nossos dotes de pintores ficou muito bonito.



Até breve……………


20-02-15


Olá, as Papoilas estão de volta para vos mostrar um pouco do que têm vindo a fazer durante estes dias. Bem, antes do mês terminar estivemos a comemorar o Dia da Não Violência, para assinalar este dia pedimos a colaboração dos pais para escrever num molde de pomba branca uma frase alusiva a esta data. Desde já agradeço a colaboração e disponibilidade de todos os pais. Ainda para assinalar esta data todas as crianças do infantário participaram numa atividade conjunta que consistiu no lançamento de balões e de uma pomba no jardim da nossa escola. As crianças ainda reuniram no polivalente da escola e formaram o símbolo da paz humano. Ficou muito engraçado e as crianças divertiram se imenso a executar esta atividade.


Mais uma vez as Papoilas foram ao teatro, assistir á peça a “Gata Borralheira” no teatro Baltasar Dias. Foi uma manha muito divertida, mais uma vez as crianças adoraram andar de autocarro e comportaram-se muito bem durante toda a saída. Estiveram sempre muito atentos à peça e no final estavam muito felizes.


Nos dias seguintes começamos a preparar o Carnaval, decoração da sala, fatos de cozinheiros e seus acessórios, atividades diversas para explorar este tema, etc. Em paralelo a esta festividade ainda tivemos tempo para falar um pouco sobre o “dia da amizade”, (dia dos namorados). Cada criança escolheu um amigo para posteriormente entregar-lhe um miminho elaborado por si.





E eis que chegou a semana da fantasia, os chapéus originais e criativos, as fantasias que cada criança escolheu juntamente com as suas famílias e o dia do traje da escola, cozinheiros bem originais com um toque de artesanato e gastronomia típica da nossa ilha. Foram uns dias muito divertidos, onde cada criança, à sua maneira, viveu e vestiu algumas das suas fantasias. 






25-01-15


Olá a todos, este mês na sala das Papoilas tem sido muito aventureiro, após a nossa primeira saída de autocarro, e da visita ao RG3, lá fomos nós à procura de mais uma aventura, Varrer dos armários na Casa do Povo da Nazaré. Depois de elaborarmos a nossa vassoura na escolinha e de varrermos os armários com um lanche muito especial, lá fomos nós a caminho de mais um passeio, desta vez fomos fazer uma visita e entoar algumas canções alusivas a Santo Amaro aos velhinhos da Casa do Povo da Nazaré.
Fomos muito bem recebidos e muito acarinhados, ficamos muito felizes porque tivemos oportunidade de partilhar um momento de grande alegria e euforia com todos os que lá estavam. A nossa escolinha agradece a todos o carinho que nos receberam e acolheram, muito obrigada Casa do Povo da Nazaré.




E por estes dias temos vindo a dar continuidade ao tema do Inverno, o vestuário característico, as diferenças climatéricas em relação ás outras estações, aprendemos uma palavra nova a “hibernação” e também sabemos o que significa, hibernação é o tempo que alguns animais passam a dormir durante a estação mais fria. Conseguimos distinguir alguns animais que hibernam e os que não hibernam. Assistimos a alguns filmes escutamos algumas histórias e observamos algumas imagens que nos ajudaram a perceber melhor este tema. Por agora ficamos por aqui pois nos espera muito trabalho, e sabem porquê? Porque o Carnaval aproxima-se, por isso até breve.




11-01-15


As Papoilas estão de volta, após o período Natalício, com mais algumas aventuras para vos contar, começamos lá bem no início de Janeiro com uma grande aventura, a nossa primeira saída num autocarro. E lá fomos nós com as coroas de reis ao Funchal cantar e passear. A nossa primeira paragem, Secretaria Regional de Turismo, foi muito divertido cantamos todos em grupo e depois ainda saboreamos um delicioso lanche, que para nós tinham preparado, o nosso muito obrigada a todos. Ainda antes de voltarmos para a nossa escola tivemos oportunidade de visitar alguns presépios que estavam ainda expostos, foi muito muito divertido. E para finalizar este divertido passeio ainda tivemos tempo para brincarmos um pouco na “Praça do Povo”, situada na zona litoral do Funchal.

Ainda durante esta semana tivemos a oportunidade de fazermos um passeio a pé pelas redondezas e visitarmos o tradicional presépio localizado no RG3 do Funchal. Para finalizar o relato destes dias, remato com algumas atividades de exploração sobre o Inverno. 
Finalizamos por agora mas com a certeza que logo voltaremos, Obrigada .








01-01-15


         Olá a todos, antes de mais pedimos desculpa pela ausência das notícias aqui no blog da nossa escolinha, mas aqui estamos de volta para vos falar de tudo que as Papoilas estiveram a fazer.
 Dezembro foi um mês muito atarefado cheio de euforia, alegria, preparação, dedicação e muito mas muito trabalho para que tudo estivesse a postos para dar as boas vindas à época mais bonita e mágica do ano, o Natal.
Começamos logo no inicio do mês com os nossos afazeres, tínhamos tudo muito bem delineado, o que queríamos fazer, o que gostávamos de ter na nossa salinha, a nossa prendinha e postal já escolhidos, o que iríamos fazer para a nossa festa de Natal, as roupas, a dança, as decorações, os trabalhos relacionados com o tema do mês, enfim……muita mas muita coisa para fazer durante este período.
       Mas tudo ficou pronto a tempo e horas, as pinturas, os desenhos, os recortes, as colagens, as modelagens, as músicas e coreografias, as decorações, o amassar as broas de mel, os nossos desejos para o pai natal escritos na nossa cartinha exposta na lareira da nossa salinha, a nossa prendinha feita com garrafa pet, pintada e decorada por todos nós, etc…..
        Mas mais do que todas as palavras deixo-vos com o registo fotográfico dos nossos momentos vividos durante a preparação para o Natal.










          Finalizando, desejo a todas as famílias um Feliz ano novo, repleto de muita saúde, paz e amor, são os votos da equipa da sala das Papoilas.


21-11-14 

Olá a todos, estamos de volta para vos dar a conhecer um pouco do que as nossas Papoilas têm estado a fazer. Depois de festejarmos o Pão por Deus, começamos a preparar o São Martinho com algumas atividades de expressão plástica musical e verbal. Aliada a todas estas atividades ainda preparamos um delicioso bolo de bolacha para depois ser vendido no nosso habitual bazar de Outono no dia 11 de Novembro. Aproveitamos para agradecer todas a contribuições que tivemos durante esse bazar.

Após estas festividades retomamos as atividades que enriquecem o nosso projeto de sala e iniciamos o tema da lateralidade. Entre muitos jogos, histórias, canções atividades de pintura recorte colagem, etc, quase todo o grupo da sala das Papoilas já conseguem identificar corretamente a esquerda e direita, no entanto continuamos os nossos trabalhos para que todo o grupo consiga atingir este objetivo na totalidade.

Terminando esta exposição não queria deixar de falar no nosso dia do pijama, todos os trabalhos que preparamos para este dia toda a informação que ludicamente tentei incutir nos meus meninos, os risos os saltos a euforia e a dedicação que consigo de todos e de cada um. Foi um dia muito divertido e partilho com todos vós estes e alguns de muitos momentos que passamos ca na salinha das Papoilas.


P.S. Em meu nome e da minha equipa agradecemos todas as contribuições que foram feitas através deste projeto na nossa casinha dos pijamas. MUITO OBRIGADA.






03-11-14 

Cá estamos de volta para vos falar mais um pouco das nossas aventuras aqui na Sala das Papoilas. Durante estes dias estivemos a trabalhar no tema do Pão por Deus e Halloween. Em relação ao primeiro, elaboramos o nosso cestinho para posteriormente ser recheado com frutos típicos da época e algumas guloseimas também, que depois foi partilhado por todos nós. Para lá das pinturas das colagens, dos recortes e das pinceladas ficaram também o conto de algumas histórias, a audição de algumas músicas e a elaboração de muitos jogos de descoberta desta época festiva. Mas o ponto alto desta pequena aventura são os momentos que registamos com muito empenho e muita muita alegria.




 E porque o Halloween não é somente feito de travessuras eis que colocamos as mãos à obra e fizemos o doce desta época. Doce de abóbora, feito por todos nós, sumo de laranja, canela, açúcar, nozes e abóbora são os ingredientes desta doçura. Algumas “mexidelas” de carinho uma temperatura cheia de amor algum tempo de espera e eis que o doce de abóbora entrou no caldeirão das nossas lindas bruxinhas. Mas melhor do que as nossas palavras aqui ficam lindas imagens dos melhores momentos dos aventureiros da Sala das Papoilas. Até breve.




20-10-14 

Olá, as Papoilas estão de volta para vos falar um pouco do que temos vindo a fazer durante os últimos dias.
Terminamos o tema de Outono e todos nós já sabemos em que estação do ano nos encontra-mos e algumas das suas características.
Iniciamos o tema das emoções/sentimentos, abordado através do conto de histórias, audição de algumas músicas, diálogo, jogos e alguns trabalhos manuais. Sabemos que as emoções que sentimos partem do nosso coração é ele que comanda os nossos sentimentos, se estamos felizes ou se estamos tristes se nos sentimos envergonhados ou assustados ou se estamos zangados ou chateados.
Construímos também a cara das emoções, que serve para registar o nosso estado de espírito durante o dia. Com o tema das emoções reforçamos ideias e regras como por exemplo o que nos deixa triste ou feliz, zangado e envergonhado….Sabemos que se não partilhar-mos os brinquedos com os nossos amigos eles ficam tristes, mas se o fizermos todos ficamos felizes….Sabemos também que na sala somos todos amigos e que gostamos uns dos outros, que devemos ouvir os adultos e respeitar aquilo que nos dizem ou que nos ensinam. Estamos todos muito empenhados neste tema das emoções e continuamos dispostos a aprender muito mais……
Por aqui nos despedimos mas prometemos regressar com mais novidades, até à próxima……







06-10-14

BEM-VINDOS

Cá estamos de volta para mais um novo ano escolar.
Agora já um pouco mais crescidos e autónomos, regressamos com muita alegria e com uma enorme vontade para descobrir e aprender.
A nossa sala é a das Papoilas e somos 14 crianças sendo 9 meninos e 5 meninas. Á excepção de duas crianças já todos temos 3 anos. Iniciamos o nosso ano com muito entusiasmo e preparados para o desafio das descobertas. Começamos por ajudar a Carla, a Madalena e a Cristina na decoração e organização da nossa sala. Temos algumas novidades, como por exemplo o uso do relógio do tempo, que será usufruído por todos nós aleatoriamente, teremos também (ainda em construção), um calendário que com ajuda da Carla irá nos orientar quer nos dias de semana quer no mês que nos encontramos.
Para além destas e outras novidades que irão com certeza surgir ao longo do ano, começamos no início deste mês com algumas actividades como a natação, a musica, o inglês, ao qual já tivemos a nossa primeira aula, nesta semana que se inicia iremos iniciar ou retomar o Jam kids e como grande novidade teremos Gymboree (actividade de vertente psicomotora)
Com certeza teremos um ano muito divertido e acima de tudo cheio de muita aprendizagem.
Para finalizar, ainda durante o mês de Setembro iniciamos o tema sobre o Outono explorados novos conceito e novas descobertas.
Ficamos a conhecer outros frutos da época e até os provamos, cheiramos e tocamos. Relembramos cores e mudanças climatéricas, exploramos o jardim da escola à procura de alguns elementos de Outono e com alguns desses elementos decoramos a nossa salinha. Ainda para decoração fizemos umas corujas com rolos de papel higiénico, que pintamos e foram finalizadas pelos adultos da nossa sala, ficaram muito bonitas.
Ainda durante estas duas ultimas semanas, efectuamos trabalhos referentes ao Outono, não esquecendo nunca que enquanto pintamos, colamos, modelamos, rasgamos, escutamos, cantamos, brincamos etc, adquirimos aprendizagens múltiplas que nos tornarão cidadãos com valor.
 Por agora finalizo com alguns registos fotográficos de muitos momentos que já vivemos na SALA DAS PAPOILAS.

Até breve.









02-07-14


Cá estamos de volta para falar-vos um bocadinho do que se tem vivido na sala das Rosas. Junho, mês dos Santos Populares, Santo António, São João e São Pedro, mês de muitas quadras e cantorias tradicionais, jogos e pinturas, colagens e muita, muita brincadeira para festejarmos os festejos deste mês. Aqui ficam alguns registos de alguns desses momentos.







08-06-14

E porque todos os dias são dias da criança, eis que chegou os dias com mais folia mais diversão, mais euforia, mais magia, mais cor e mais alegria. A expectativa era muita para tanta aventura, tantas surpresas. Foi com grande felicidade que toda a equipa do Infantário Primaveras presenciou a alegria das nossas crianças nestes dias que dedicamos ao Dia da Criança….
Aqui vos deixamos os bons momentos que viveram os nossos meninos no decorrer destes dias, a preparação, o trabalho, a alegria, o entusiasmo, os sorrisos e todo o amor que saia em cada gargalhada que as nossas crianças soltavam.








29-05-14


Olá a todos, as rosas estão de volta para mostrar um pouco sobre o que têm feito estes dias. A família é um alicerce na vida de cada criança e nada melhor que desde pequeno começarmos a crescer com o valor mais precioso que pudemos ter,… amar e respeitar a nossa família.
Como tal, as historias, as canções, os poemas as brincadeiras os risos as pinturas os riscos e rabiscos foram todos bater ao tema da Família.
Aqui vos deixamos alguns registos onde podem contemplar os trabalhos dos vossos filhos que foi feito com muito amor para todos vós.








Para finalizar em grande este honroso tema, as crianças da nossa escolinha prepararam uma festa para a família, onde cantaram, pularam dançaram e acima de tudo encantaram a todos e a cada um de forma particular e única.

Desde já agradecemos a todos a presença na nossa festinha e a todas as contribuições que de vós recebemos através do nosso bazar da família.
 MUITO OBRIGADA.

Sem comentários:

Enviar um comentário