Girassóis

21 de Junho

Bem-vindo, Verão! Bem-vindo sol, calor, férias, banhos de sol-mar-piscina... só coisas boas nesta estação do ano!
E o que andámos nós a fazer neste mês de junho? Ora, começámos em grande. Foram 3 dias em que se fugiu à rotina habitual... mas sempre com brincadeira. No dia 1 os Girassóis participaram muito atentamente e ativamente no Mundo das Profissões: algumas mamãs, papás, e uma das nossas queridas cozinheiras cá do infantário, mostraram-nos o que fazem no seu dia-a-dia. Foi muito interessante ver o que faz uma senhora doutora no seu consultório; ficámos confusos e delirámos quando a agricultora nos incentivou a mexer em terra (normalmente dizem-nos o contrário...); aprendemos como é feita a sopa que comemos todos os dias e que gostamos tanto; adorámos decorar cupcakes e a seguir... comê-los; ouvimos muito cativados a história que nos contou a educadora; e, finalmente, ficámos fascinados com aquele carro amarelo e azul e a sua sirene, tão importante para todos nós. Aprendemos tanto nesta manhã! Ao fim do dia recebemos a nossa prenda-surpresa: um senhor polícia e uma menina bailarina dedoches para brincar lá em casa.

    
 No dia seguinte fizemos atividades diferentes e divertidas do Gymboree lá no polivalente e conhecemos pessoalmente o Gymbo! Pois, nós só conhecíamos aquele pequenito em peluche mas este era mesmo verdadeiro e bem maior que nós! No dia 3 deliciámo-nos com um lanche-piquenique no jardim em frente à nossa sala. 


Nesta semana temos estado muito atarefados a ensaiar para a nossa grande festa de final de ano mas arranjámos um tempinho para decorar o nosso infantário nestes Santos Populares. Assim, "armados" de uma espátula e de um rolo de esponja, pintámos uns bonitos manjericos que dizem o seguinte:

Lá vão os Girassóis
De manjerico na mão
Todos felizes e contentes
Festejar o São João!


 Até breve, amigos!
  

1 de Junho 


"Ser criança é acreditar que tudo é possível.

É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco

É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos

Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.

É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.

Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.

Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."
Gilberto dos Reis 

Um feliz Dia da Criança para todos!

30 de Maio

Olá a todos!

Cá estamos de volta! E o que andaram os Girassóis a fazer estes dias? Bem, basicamente a... brincar! Ah ah! Ah pois é! Mas têm dúvida que é a brincar que mais aprendemos? Pois! Aprendemos a respeitar os outros, a partilhar, a saber esperar, ganhamos confiança em nós e nos outros, aprofundamos relações de amizade, tornamo-nos mais autónomos, desenvolvemos a linguagem, aprendemos a gerir emoções, percebemos o que são regras, enfim, é tanta coisa! Mas, acima de tudo, divertimo-nos à grande!!!  

Mas o dia dos Girassóis não é só brincadeira livre. Fazemos atividades em grande grupo, como ouvir histórias e cantar canções; em pequeno grupo, como trabalhos de expressão plástica; ganhamos autonomia nos momentos de refeição pois tentamos sempre comer sozinhos e ainda... crescemos uns milímetros na nossa preciosa hora do soninho! Vidinha boa, não concordam? Mamãs e papás, também queriam, não é verdade? Se calhar já não se lembram, mas já passaram por isto, agora é a nossa vez. :-)

 

E o que acharam da nossa atividade na Festa da Família? Fomos uns meninos e meninas lindos e crescidos, bem comportados! Gostamos muito das nossas aulas de Gymboree. Obrigada a todos pela vossa presença e participação.

Um beijinho a todos e até breve. ;-)

4 de Maio


Olá, olá!!!

Mamãs, esperamos que tenham tido um Dia da Mãe feliz! Mas digam lá, para isso, só nos basta uma "coisinha", não é? Ter os nossos "bebés" por perto! :-) E foi a pensar nisso que concebemos a nossa prendinha-surpresa para a mamã: uma moldura com fotografia dos filhos.
Começámos por escolher uma técnica de pintura adequada a crianças da idade dos nossos meninos. Já foram várias as técnicas utilizadas ao longo do ano letivo, então procurámos uma inovadora: com papel de alumínio. Depois de amarrotarmos um bocadinho de papel, estendemo-lo sobre a mesa e pincelámos. Depois essa pintura foi carimbada para papel que posteriormente foi usado para forrar a moldura em cartolina.


Depois seguiu-se a sessão fotográfica! Toca a ir para o jardim posar para a fotografia! Como somos todos meninos lindos, o resultado da sessão foi fantástico. Fizemos ainda um postal para as mamãs em que lhes oferecemos o que de mais importante temos...


E o que dizem destas mamãs fantásticas??? Estão tal e qual o "original! :-D


Esperamos que tenham gostado, mamãs! Foi tudo feito com muito amor e carinho!






29 de Março
Olá a todos!
Logo a seguir ao Dia do Pai começamos a trabalhar na Primavera e na Páscoa e tivemos também o Dia Mundial da Poesia, no dia 21 de Março.
Assim sendo, os Girassóis fizeram um trabalho sobre a Primavera (onde usaram uma garrafa de refrigerante para fazer flores) e decoraram o seu cestinho da Páscoa (pintando um copo de amarelo) de onde posteriormente resultaram uns lindos pintainhos.
Para o Dia Mundial da Poesia ouvimos um dos poemas de Luísa Ducla Soares ("Poemas da Mentira e da Verdade") intitulado,"Tudo ao Contrário". Gostamos muito e fartamo-nos de rir...este poema era uma autêntica trapalhada!!
O nosso Infantário, com a chegada da nova estação primaveril ficou ainda mais bonito e com a Páscoa a se aproximar, tivemos ainda uma visita do já célebre conhecido Coelhinho... :)
Aqui ficam os registos desta última semana...
Primavera e Páscoa
Dia Mundial da Poesia, Primavera  e Páscoa
Votos de uma Feliz Páscoa!!

19 de Março

Olá.
Esta semana andamos a preparar a prendinha e o postal do papá e também fizemos uns trabalhinhos sobre esta festividade.
Para a prendinha decoramos, com os nossos dedinhos, um porta-canetas (decoramos os pneus do carro do papá, fizemos umas maçãs e ainda umas flores) e para o postal utilizamos a técnica do cotonete.
Fizemos ainda, com a nossa mão, "o papá" e ainda esponjamos uma gravata.
Trabalhos alusivos ao Dia do Pai



 Vejam o resultado final do nosso trabalho...
Dia do Pai
Para terminar desejo um:
 01 de Março
Olá amiguinhos!
Depois da folia do Carnaval, falamos ainda no dia de S.Valentim/Dia da Amizade e fizemos um trabalhinho sobre o mesmo.
Trabalho de S. Valentim/Dia da Amizade
Em seguida, e dando continuidade ao nosso projeto de sala, iniciamos um novo tema: a família! Aprendemos que a nossa família é composta pela mamã, pelo papá, pelos manos, pelos avós, tios,etc...
Vimos uma história e conseguimos identificar os mesmos em papel.
Para consolidarmos este tema e, com a ajuda das famílias, elaboramos um trabalhinho!
Que divertido que foi depois vermos as famílias de todos!! 
Trabalho sobre a família
Para terminar, assistimos a um teatro sobre a história da Carochinha.
Portamo-nos todos muito bem e gostamos muito de explorar os fantoches.
Teatro "A Carochinha"

Até breve!


15 de Fevereiro

Olá!
O mês de Fevereiro é marcado pelo Carnaval. Cá no Infantário celebramos o Dia do Chapéu Criativo, o Dia do Disfarce Livre e ainda tivemos o Dia relacionado com o Projeto de Escola....como estamos a trabalhar a Gastronomia e o Artesanato nada melhor do que juntar um pouco do nosso traje tradicional madeirense aos fatos dos nossos lindos cozinheiros (as) das Primaveras.
Para terminarmos esta festividade, fizemos ainda uns trabalhinhos.
Celebração de Carnaval

Trabalhos alusivos ao Carnaval
Até à proxima amigos...
01 de Fevereiro


Olá papás!
Esta semana temos para vos mostrar o que andamos a fazer nas últimas semanas do mês de Janeiro.
Bem, nestas últimas semanas demos continuidade ao nosso projeto de sala e falamos sobre o Corpo Humano. O nosso corpo é dividido em três partes fundamentais: cabeça, tronco e membros. Já todos sabemos identificar (e alguns de nós verbalizar) a parte da cabeça, ou seja, a nossa face. Sabemos todos identificar o cabelo, o nariz, as orelhas, os olhos, a boca, os dentes, a língua, etc. Está sendo divertido aprender sobre o corpo humano. 
Porque também necessitamos de brincar, não faltou tempo para as brincadeiras, e tivemos ainda a primeira festinha de aniversário deste ano, estamos a ficar crescidos e já celebramos o "primeiro segundo" aniversário da nossa sala...
Para finalizar o mês de Janeiro, fizemos um trabalhinho sobre o Dia Internacional da Não Violência e da Paz e ainda o celebramos no nosso Infantário.
Para terminarmos por hoje aqui fica o resultado final da pintura de espátulas (trabalho alusivo ao Inverno). Fizemos um bonequinho de neve...o Olaf...uma das personagens do Reino do Gelo (Frozen).
Fiquem atentos à próxima publicação, pois o mês de Fevereiro reserva-vos agradáveis surpresas.
Beijinho.

18 de Janeiro
Olá!
2015 começou em grande e os Girassóis não pararam de trabalhar!
Logo no início deste mês tivemos o dia de reis...
Os Girassóis adoraram as suas coroas em "tamanho mini" mas, apesar de "minis", estas eram coroas dignas de verdadeiros reis e rainhas!
Para trabalharmos o dia de reis fizemos uma actividade plástica que consistiu em enfeitar um bolo-rei com as típicas frutas cristalizadas e ainda pintamos umas espátulas de branco para um trabalhinho alusivo ao Inverno.
Depois do dia de reis tivemos o dia do varrer dos armários...
No jardim exibimos as nossas vassourinhas feitas em feltro e varetas de madeira e "varremos" um lanchinho preparado exclusivamente para nós. Que delícia!
Até breve!

02 de Janeiro


A todos UM BOM ANO!!

24 de Dezembro 

Os Girassóis e toda a sua equipa desejam a todos os meninos e meninas do Mundo e a toda a comunidade escolar um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo 2015!!

  Até 2015! ;)

14 de Dezembro

Olá a todos!
Depois de ensaios, da festa de Natal e de tanto trabalho, eis chegado o momento de vos revelar o que andamos a fazer nestas últimas semanas.
Os Girassóis na festinha de Natal

A preparar a prendinha de Natal para os papás

Trabalhinhos de Natal e Inverno
Prendinha de Natal e alguns trabalhinhos
Decoração de Natal da sala

 Até à próxima amiguinhos...!
25 de Novembro
Olá.
Estamos de volta para vos contar o que andamos a fazer nestes últimos dias.
No dia 11 de Novembro celebrou-se no nosso Infantário o já célebre e conhecido Bazar de Outono:

Ouvimos uma história sobre a lenda de S. Martinho e realizamos uma actividade alusiva ao Magusto.... da técnica de digitinta saíram umas lindas castanhas:
No dia 20 de Novembro celebramos o Dia Nacional do Pijama onde todos os Girassóis participaram de forma simbólica vindo vestidos com os seus pijamas (obrigada a todos os que contribuiram com donativos):
 E para terminar... recordam-se daquelas espátulas que andamos a pintar? 
Aqui têm o resultado final...uns lindos bonecos de neve:
Até breve...!
 
09 de Novembro

Depois de um Halloween e um Pão-por-Deus bem passados, com muita fruta e alguns doces para partilhar,  eis a chegada do mês de Novembro.
Este mês começamos por dar continuidade ao nosso projeto de sala e iniciamos um novo tema...os frutos!
Para inicar este tema começamos por ver imagens reais de frutos, associados não só ao Pão-por-Deus como também ao Outono, e depois exploramos alguns desses frutos... cheiramos, tocamos e alguns dos frutos até provamos. Alguns de nós já são capazes de identificar o fruto e dizer o seu nome. Para consolidar o que aprendemos fizemos uma actividade muito engraçada utilizando a técnica do berlinde. Exploramos ainda massa de cor.

Este mês temos muito para fazer por isso mesmo, continuamos a trabalhar...
 
 Para que serão estas espátulas?! Voltamos em breve com mais novidades... :)

29 de Outubro

Olá amigos e amigas!

Os Girassóis estiveram atarefados a trabalhar no Pão-por-Deus e no Halloween!

Este ano o nosso saquinho do Pão-por-Deus foi um Frankenstein. Parece-vos assustador? Não, nada disso!! O nosso Frankenstein ficou muito engraçado! Foi feito com uma caixinha de leite, papel autocolante e goma eva. Depois, também para este dia, fizemos um postal. Na parte da frente (para não variar) fizemos também um Frankenstein. Este foi feito com a carimbagem do nosso pézinho e no verso foi colocado um pequeno poema alusivo a esta festividade. 
Para o Halloween carimbamos com a nossa mãozinha uma aranha e as meninas crescidas da sala fizeram para nós uma "coroa de aranha" com cartolina e feltro.
Que bonitos que ficaram os nossos trabalhos e que bom está a ser aprender sobre estas duas tradições...

A todos, um bom Pão-por-Deus e Halloween!

  13 de Outubro

Olá a todos!
Esta semana temos para vos mostrar mais um pouco do nosso trabalho nos Girassóis.
Continuamos com os nossos trabalhinhos de expressão plástica e desta vez temos para vos mostrar uma linda flor que carimbamos com a nossa mãozinha e que, além de simbolizar felicidade, é também o nome da nossa salinha nova....
Ora sejam "bem-vindos aos.... Girassóis".... :)

 
  Continuamos a trabalhar a temática do Outono (exploramos uma história nova: "Um Outono de brincadeira") e despedimo-nos com momentos fotográficos da nossa primeira aula de Gymboree e de Música.


Até breve! Beijinhos dos Girassóis... :)


09 de Outubro


Olá!!
Cá estamos nós para mais um ano letivo!
Os nossos primeiros dias foram de muita brincadeira pois, como estamos mais crescidos, podemos agora explorar com mais determinação a nossa sala nova (os Girassóis) e usufruir do maravilhoso jardim que lá temos. 
Ao nosso grupinho dos 11 mimos juntou-se mais uma amiguinha....a M. A adaptação da M. correu muito bem!! Temos agora 12 Girassóis muito felizes!
Com o decorrer do mês de Setembro fizemos pinturas, exploramos fantoches, ouvimos muitas histórias, iniciamos o tema do Outono...
Mas, o melhor mesmo, é ficarem com os registos dos nossos primeiros momentos nos...Girassóis!
Até breve!




21 de Julho

Olá amiguinhos!
Este mês de Julho tem sido bem divertido!!! 
Nestes últimos dias tivemos uma manhã dançante, tivemos o show de aráras, um piquenique no jardim... e muitas mais atividades!
Estamos a adorar estas mudanças de rotina pois assim estamos perante constantes descobertas!
Ora vejam alguns momentos únicos que nos proporcionaram...


"O brincar potencia o desenvolvimento, já que assim aprende-se a conhecer, aprende-se a fazer, aprende-se a conviver e, sobretudo, aprende-se a ser. Para além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.
Através da brincadeira, as crianças ultrapassam a realidade, transformando-a através da imaginação. Desta forma, expressam o que teriam dificuldades em realizar através do uso de palavras".
 E porque é a brincar que a criança se desenvolve, aqui ficam mais momentos de...pura brincadeira! :)



Até breve...

  6 de Julho



 Olá amigos e amigas!!!

Quem diria que estamos já em julho? Não vos parece que este ano passou a voar? Nós achamos que sim. Mas deve ser bom sinal, dizem que o que é bom acaba depressa, não é verdade? ;-)

E o que andámos nós a fazer nos últimos dias? Ora bem, no passado dia 26 de junho, celebrámos a nossa grande festa de final de ano lectivo. E não é que os nossos bebés se comportaram como verdadeiras estrelas?? Quais meninos crescidos, nem uma lagrimazinha durante a atuação. Pode ter havido uma ou outra antes ou depois de se correrem as cortinas mas afinal… somos bebés! Merecemos completamente todas as palmas batidas no final. Sendo o nosso projeto curricular de escola focado nas histórias tradicionais, optámos por representar os Três Porquinhos. Assim, os nossos bebés transformaram-se naqueles manos marotos e rechonchudos e esconderam-se nas casinhas de palha, madeira e tijolo. Eis que aparece o peste do Lobo Mau e sopra, sopra, sopra e… surpresa!!! Lá estavam os bonitos “porquinhos”. Adorámos a experiência.

     






No final das atuações, tivemos o nosso tradicional lanche no polivalente e no jardim, que contou com a colaboração dos pais, facto que aproveitamos para agradecer. Às 17 horas juntamo-nos para assistir ao Portugal-Gana mas... o passado já lá vai, não é verdade? :-)



E agora que começou o mês de julho, bem-vindas atividades de verão! Esta semana tivemos já um dia mágico com bolas de sabão, um dia de cinema, mas o que nós gostámos
foi do dia da pintura no jardim! Alguns marotos choraram mesmo na hora de voltar para a sala! Estas atividades durarão até ao final do mês e os nossos bebés participarão no que lhes for possível, tendo em conta a "nossa" tenra idade.








Bom, toca a aproveitar este bom tempo e gozar até chegarem as tão esperadas… férias!!! Beijinhos a todos!


16 de Junho 

Olá!
Cá estamos nós, uma vez mais, para vos mostrar como foi a nossa semana dedicada à celebração do dia Mundial da Criança.
Este ano decidimos dar asas à imaginação e como base da nossa temática tivemos destemidos piratas numa "Caça ao Tesouro" e o grande baile das princesas... tudo no "Reino" das... Primaveras!!! :)
E para recordar este dia tão especial aqui ficam pequenos excertos de pura diversão!


 

Beijinhos!!

 25 de Maio

Que orgulhosas estamos dos nossos bebés!
No passado dia 16 celebrámos o Dia da Família. Esta festa é uma oportunidade de reunirmos papás, mamãs, manos, avós, tios e primos, enfim, aqueles que nos são mais chegados.
Foi uma tarde em cheio! Entre atuações das diversas atividades que a nossa escola proporciona, cantámos todos uma canção dedicada à família.
Os nossos bebés ouviram a música várias vezes na sala e muitas vezes até dançaram ao seu som. É verdade, bem que gostam de "abanar o capacete"! Na hora de atuar, sentiram-se um pouco mais constragidos, a verdade é que nunca se viram perante plateia tão grande, mas digam lá que não foram uns meninos lindos e crescidos?! Nem uma lagrimazinha!!! Nem mesmo uma má cara, só talvez uma ou outra expressão mais desconfiada, mas imaginem-se no seu lugar! "Porque é que esta gente toda está a olhar para mim?" :-) Aqui ficam algumas fotos tiradas na sala antes do grande momento.
Lindos Mimos!!!

 


20 de Maio

Olá, olá!
Uuuuui, que este mês de maio tem sido marcado por uma série de datas importantes!
Bem, de forma a celebrar a Festa da Flor, que é sempre um evento marcante na nossa ilha, construímos o nosso já típico Muro da Esperança. Assim, no dia 2, os bebés chegaram à escola com uma flor e, com a ajuda das mamãs, papás ou do pessoal da sala, colocaram-na no nosso murinho que, apesar de pequenino, torna a nossa receção bela, acolhedora e muuuuuuito cheirosa.
Neste mesmo dia, as mamãs receberam a prendinha do Dia da Mãe! Algumas mamãs não resisitiram e abriram-na logo na hora, outras mais pacientes levaram-na para abrir no próprio dia, que seria no domingo seguinte. Os dias anteriores foram dedicados à sua confeção, porque isto de assinar um diploma, fazer um postal e fazer um estojo, leva algum tempo. Por isso, dedos a trabalhar, mãos a carimbar! 


O resultado final ficou um verdadeiro... mimo! Concordam?  


Mas maio ainda estava no seu início! O Dia da Família assinala-se no dia 15, mas como sabemos que a disponibilidade dos pais é maior à sexta-feira, adiamos a festa para dia 16. Da próxima vez, falaremos deste dia, que reuniu papás, mamãs, avós, manos, manas e até mesmo tios, no jardim das Primaveras. Até lá!
   
27 de Abril

Brevemente....mais um grande dia.... :)




13 de Abril     

Olá, olá!
Cá estamos nós, mais uma vez, a dar-vos conta do que temos feito na Sala dos Mimos nos últimos dias. 
Pois é, o tempo voa e eis que chegamos à Páscoa! A semana que passou foi dedicada à confecção dos nossos "cestinhos/coelhinhos" da Páscoa. Deram-nos uma trabalheira! Ou pensam que isto de deixar a nossa impressão digital é pêra doce? Nada disso. Quase todos nós achamos piada a pincelarem-nos o dedinho, mas depois aquela parte de deixar o dedo esticado para "carimbar" o papel tem muito que se lhe diga. Alguns encolhem-no, outros acham muito mais giro fazer um "borrão" do que uma impressão digital, outros não descansam enquanto não pintam a roupa, enfim, é sempre uma aventura! Mas vale sempre a pena! Digam lá que não ficaram fantásticos?
 
Mas nos Mimos o que não falta é tempo para brincadeiras. Para além de explorarmos os brinquedos, exploramos também todo o espaço e... mobiliário. Pois é, agora que alguns de nós são já capazes de se colocar de pé, nada mais desafiante do que se agarrar às mesas e armários e... upa! toca a ir lá para cima! Depois temos estas meninas crescidas sempre a nos "empurrar" para o chão, mas mal viram as costas, já lá estamos outra vez hihihi. Também gostamos de nos enfiar nas prateleiras, "trepar" os sofás, e adoramos manipular os livros. Fizemos também uma pequena excursão ao polivalente para "mergulhar" na piscina de bolas, mas as reacções aqui variaram: uns adoraram, outros entraram em pânico! Para a próxima estaremos mais confiantes!
 
A todos, uma feliz Páscoa!   

30 de Março     
Olá!
Já se passaram duas semanas e cá estamos nós outra vez para vos mostrar o que foi feito nestes últimos dias...

Começamos por uma data especial: O dia 19 de Março - Dia do Pai.

Neste dia os Mimos ofereceram aos seus papás um lindo bloco de notas (que será, com certeza, muito útil). A capa e contracapa do bloco foram decoradas pelos Miminhos através da técnica da digitinta. Em seguida, aplicamos cola branca e deixamos secar. Por último, os blocos foram decorados com goma eva e botões. Para o postal, os Mimos decoraram um "bolso" com as suas impressões digitais.  O postal, além de ter um coração cheio de amor, continha também uma "pequena grande" mensagem e ainda uma foto de cada criança. 
Por este ser um dia único, os pais tiveram direito ainda a um certificado que, claro, também contou com a impressão digital de cada filho. No saco onde "embrulhamos" a prendinha os Mimos decoraram ainda uma gravata carimbando com uma rolha.
Como não podia deixar de ser ainda tivemos tempo para um trabalhinho para expor, alusivo ao dia do pai. Carimbamos um lindo pézinho simbolizando a letra "P" e o "A" e o "I" foram feitos em feltro.


 Depois do dia do pai, a Primavera chegou ao nosso Infantário:



 Até breve...

  16 de Março

 Está quase a chegar... !! :) 

 


 2 de Março
 
Olá!!

Tal como prometido, aqui estamos nós para vos mostrar a celebração do Carnaval...

No dia do XL, além de virmos disfarçados com peças de alto gabarito do papá, da mamã e dos manos, foi também o dia das partidas! Como não pudemos ajudar na confecção das "partidas", que foram cupcakes de iogurte com pimenta (muito deliciosos segundo alguns papás, diga-se já!), metemos "dedinhos à obra" e ajudamos na decoração das caixinhas onde estes foram colocados.
No dia da Mascarilha (que para nós foi adaptado para chapéus), alguns de nós foram até ao jardim. Desfilamos os nossos chapéus de palhaço, vimos os outros meninos mais crescidos a dançar, soltar serpentinas e confetis e ouvimos muita música...foi muito divertido!
No dia do disfarce livre, exibimos os nossos fatos, pousamos para as célebres fotografias carnavalescas e fomos até ao polivalente ao baile (só não provamos as malassadas...que pena!!)


Além de toda esta diversão, ainda tivemos tempo para um trabalhinho de Carnaval....


 Muito bem, Mimos!

Para finalizar, aqui fica a decoração de Carnaval do nosso Infantário.


Até à próxima!

 19 de Fevereiro

Olá amiguinhos!
Depois do entusiasmo com o trabalhinho alusivo ao Inverno, com muitas cócegas, impressões digitais e salpicos de tinta, eis a chegada de uma nova festividade para nós...o dia da amizade!
Neste dia, como somos muito pequeninos, não pudemos usufruir por completo de tudo de bom o que o Infantário preparou para todos... houve sessão de cinema (que, infelizmente, não foi presenciada por todos porque alguns de nós ainda choramos e assustamo-nos) e pipocas quentinhas (que ainda não podemos comer mas, quando tivermos oportunidade de experimentar, com certeza iremos adorar). Mas, tivemos direito a umas lembrancinhas para recordarmos este dia...
Ora vejam lá alguns registos destes bons momentos:


 Mas, mal passou o dia da amizade, que já começamos a preparar surpresas para o Carnaval...mas até lá...têm de esperar para ver. hehehe

Beijinhos a todos!!

 
4 de Fevereiro

 O jardim-de-infância, por Eduardo Sá
  1. É proibido insultar o jardim de infância chamando-lhe “escolinha”. Em primeiro lugar, porque é uma escola. Em segundo, porque todas as escolas ganhavam se ligassem brincar com aprender.
  2. É proibido que os pais imaginem que o jardim de infância serve para aprender a ler e a contar. Ele é útil para aprender a descobrir os sentimentos. Para aprender a imaginar e a fantasiar. Para aprender com o corpo, com a música e com a pintura. E para brincar. Uma criança que não brinque deve preocupar mais os pais do que se ela fizer uma ou outra birra, pela manhã, ao chegar.
  3. O jardim de infância assusta as crianças sempre que os pais – como quem sossega nelas os medos deles por mais um dia de jardim de infância – lhes repetem: “hoje vai tudo correr bem!”
  4. Os pais estão proibidos de despedir-se muitas vezes das crianças, ao chegarem todos os dias. E é bom que se decidam: ou ficam contentes por elas correrem para os amigos ou ficam contentes por elas se agarrarem ao pescoço deles, como se estivessem prestes a ser abandonadas para sempre. Já os pais que, secretamente, gostam das duas coisas são bons amigos dos maus pais…
  5. É proibido que as crianças vão dia sim dia não ao jardim de infância. E que vão, simplesmente quando os seus caprichos infantis vão de férias. E que não vão “só porque sim”. O jardim de infância não é um trabalho para os mais pequenos. É uma bela oportunidade para os pais não se esquecerem que se pode amar o conhecimento, namorar com a vida, nunca ser feliz sozinho e brincar, ao mesmo tempo.
  6. No jardim de infância não tem de ser obrigatório comer até à última colher; nem dormir todos os dias. E não é nada mau que uma criança se baralhe e chame mãe à educadora (ou vice-versa). Só é mau que sofra todos os dias, meses a fio, sempre que se trata de lá ficar.
  7. Os pais estão obrigados a chegar a horas quando se trata de uma criança regressar a casa. Prometer e faltar devia dar direito a que os pais fossem classificados como tendo necessidades educativas especiais.
  8. Os pais não podem exigir aos filhos relatórios de cada dia de jardim de infância. Mas estão autorizados a ficar preocupados se as crianças forem ficando mais resmungonas, mais tristonhas ou, até, mais aflitas, sempre que regressam de lá. E estão, ainda, autorizados a proibir que o jardim de infância só se abra para eles durante as festas ou sempre que uma criança esteja doente.
  9. O jardim de infância é uma escola de pais. E um lugar onde os educadores são educados pelas crianças. Um lugar onde todos se educam uns aos outros não é uma escola como as outras. É um jardim de infância.
  10. Um dia, num mundo mais amigo das crianças, todas as escolas serão jardins de infância! 
Eduardo Sá, psicólogo clínico, psicanalista e professor

 

23 de Janeiro 

O que o novo ano trouxe

Desenganem-se aqueles que pensam que o novo ano começou com aquela falta de energia própria do pós-Natal. Não, não! Os Mimos começaram o ano em força! É que isto de celebrar os Reis, o Santo Amaro, e ainda assinalar o Inverno, tem muito que se lhe diga. Então os Miminhos lá puseram mãos à obra. E pés, a bem dizer... Então passamos a explicar.
Apesar de a nossa Madeira não passar por invernos muito rigorosos (somos uns sortudos, não??), sabemos que os elementos que melhor caracterizam esta estação são a neve e o frio. Então resolvemos retratar uma paisagem que mostrasse isso mesmo. Assim, com a ajuda das meninas crescidas aqui da sala, "esponjamos" um céu azulinho numa folha de papel. De seguida carimbamos os nossos pezinhos para que estes se transformassem naquele animal que adora viver no meio do gelo e do frio. Qual é ele, qual é? O pinguim! Como com certeza já repararam somos todos fãs da pintura dos pés... Ou quase todos: alguns de nós sentem demasiadas cócegas com os pelinhos do pincel que procuramos... fugir a 7 pés! Que tal o resultado final? Giro, não?

 O ano começou praticamente com a celebração do Dia de Reis. Aqui o nossos pequeninos reizinhos e raínhas passearam pelo nosso infantário as suas mini-coroas que tiveram um toque especial. Com os nossos dedinhos deixamos lá umas quantas impressões digitais. Ora espreitem lá.

 Uns dias mais tarde, mais precisamente no dia 15, celebrou-se também o Santo Amaro, conhecido também pelo varrer dos armários. Nós como ainda não somos muito fãs dessas coisas tipo broas, batatas fritas e bolos de mel (só porque ainda não as conhecemos bem, porque quando isso acontecer... ui ui) fomos só espreitar ao polivalente aqueles meninos mais crescidos a "devorar" estas guloseimas e a dançar. Aproveitamos para mostrar as nossas vassourinhas fofinhas, mas alguns de nós não gostaram muito da experiência: ai tantos meninos! ai que música alta! Somos muito caseirinhos, então preferimos voltar para o conforto da nossa salinha. Mas foi uma experiência interessante.

 Durante estes dias demos também as boas-vindas a um menino novo na nossa sala. E está provado que as crianças nascidas no ano de 2013 têm todas umas características em comum: são todas giras, simpáticas e bem-dispostas! ;-)
Beijinhos e abraços a todos!!!


7 de Janeiro

FELIZ ANO!!! 


A Sala dos Mimos deseja...

a todos os meninos e meninas,
a todas as mamãs e papás,
a toda a família,
a todo o pessoal,
a toda a Madeira,
a todo o país, 
em suma, a todo o mundo...

Um excelente ano de 2014!!!


   
15 de Dezembro

 HO! HO! HO!

DESEJAMOS A TODOS UM NATAL CHEIO DE MIMOS!!!


1 de Dezembro de 2013

O primeiro Natal do bebé



Como pais, o primeiro Natal do vosso bebé é um momento que nunca esquecerão, não pelos presentes que dão, mas pelas tradições que começam como família e pelas memórias que irão ser criadas. O vosso bebé pode ter apenas alguns dias, ou quase um ano, mas as memórias e tradições que começarem a criar vão viver através de todos os Natais que virão.

Aqui vos propomos 10 ideias de tradições que podem começar como família para tornar o Natal do vosso bebé mágico.


1 – Tirar fotografia com o Pai Natal (ou com motivos de Natal)


Tirem uma fotografia do bebé com o Pai Natal. Apesar de este ainda não pedir nada, iniciará uma tradição e, olhando para trás ao longo dos anos que virão, verão como a criança cresce de ano para ano.


2 – Criar Calendário do Advento


Este calendário foi criado para se fazer uma contagem durante o mês de dezembro, desde o dia 1 até ao dia do nascimento de Jesus. No calendário, cada dia é marcado através da abertura de uma janelinha, bolso, ou caixinha, e dentro deste podem colocar aquilo que quiserem: pequenos presentes, doces, uma história, um pedido,….


3 – Criar um ornamento 


Em cada ano, criem um ornamento com o seu filho e usem-no sempre na decoração da casa ou da árvore de Natal ao longo dos anos. Neste primeiro ano de vida, ornamentos com a impressão do pezinho ou da mãozinha do bebé são uma ideia. 


4 – Fazer um postal de Natal


Esta ideia vem na sequência da anterior. Num cartão branco, façam a impressão da mão ou pé do bebé e ofereçam-no a familiares e amigos. Não se esqueçam de colocar a data atrás (muitos guardarão o postal como recordação do seu bebé), nem de fazer um postal para casa!


5 – Fazer a sua própria meia de Natal


Esta é também uma tradição gira de se iniciar, encher a meia de presentes. E que meia mais especial do que uma feita pelos pais? Pode dar algum trabalho, mas também é uma actividade única: cada ano retira-se a meia da caixa de arrumações e recorda-se o primeiro natal do bebé.


6 – Pijama de Natal


O que acham desta sugestão? Todas as vésperas de Natal, coloquem na cama da criança um pijama novo embrulhado. Este foi deixado especialmente pelo Pai Natal antes de iniciar a distribuição dos presentes por todos os meninos e meninas do mundo. Arranjem estratégias para levar a criança a acreditar que o Pai Natal passou por casa. 


7 – Início da tradição de decoração da árvore de Natal


Reúnam a família para a decoração da árvore e tirem fotografias dos pais a colocarem os ornamentos com a criança, ou dela própria a tentar colocá-los, se já for capaz. 


8 – Decisão acerca da tradição de distribuição de presentes


Cada família tem a sua própria tradição de Natal: nalgumas casas, o Pai Natal traz os presentes de todos na véspera de Natal e a distribuição é feita em família, e só na manhã seguinte se descobre o presente do Pai Natal; noutras a acção desenrola-se toda na noite da véspera; algumas famílias colocam os presentes por baixo da árvore, na meia, no fogão, na lareira,…. Não existe uma tradição certa e uma errada, cabe a si decidir a forma mais especial para si e para a sua família.


9 – Provas da visita do Pai Natal


Os presentes são a prova principal, mas há outras pistas bem especiais da passagem do Pai Natal. A mais tradicional é deixar um doce ou bebida que misteriosamente desaparece durante a noite, mas existem outras igualmente fantásticas, basta ser criativo: editar uma fotografia da criança a dormir, com o Pai Natal junto de si; deixar pegadas junto de possíveis locais por onde o Pai Natal tenha passado (árvore, chaminé, quarto de dormir…); reproduzir sons associados à passagem do Pai Natal (por exemplo, sininhos). Estas pequenas provas irão perdurar na memória das crianças, muito mais do que o presente ou presentes que irão receber.


10 – Criação de um álbum de Natal


Para reviver não há nada melhor que as fotografias. Compre um álbum especial para o Natal e tire todas as fotografias que desejar. Depois faça uma seleção das melhores e mais divertidas, com a respetiva descrição, e construa o álbum “O Meu Primeiro Natal”, para mais tarde recordar.

Nós, na sala dos Mimos, procuraremos também criar memórias do primeiro Natal no infantário. ;-)

Fontes:






17 de Novembro de 2013


Um dia de “mimos”



Olá!

Hoje vamos vos tentar mostrar como é um pouco o dia-a-dia na nossa salinha.

O nosso dia inicia-se às 8 horas, hora a que começa o acolhimento. Quando o bebé chega com a mãe ou pai, é importante que estes transmitam algumas informações: a última hora a que comeu e, se for necessário assinalar, dizer como passou a noite, como comeu, enfim, algo que tenha fugido à normalidade da rotina ou do bem-estar do bebé. Esta informação é importante para que depois, durante o dia, também estejamos mais alerta para eventuais manifestações semelhantes às transmitidas pelos pais, e ver se há necessidade de tomar alguma medida. Enquanto vai decorrendo o acolhimento, as crianças ficam no colchão, umas sentadas, outras deitadas, a explorar os brinquedos, a explorar o corpo (rebolando, brincando com as mãos, levando os pés à boca,…), outras percorrem já os cantinhos da sala a gatinhar e pondo-se de pé agarrados à mesa e aos armários e, claro, interagindo com os adultos. Conversa-se, cantam-se canções, fazem-se cócegas, dá-se colinho, muitos beijinhos…






E eis que chega a hora do lanchinho da manhã, pelas 9.30. Quase todos os meninos bebem o seu delicioso sumo de fruta e alguns comem a bolachinha. Terminada esta primeira refeição, hora de descanso para quase todos. Este descanso depende de alguns factores: a hora a que a criança chegou, a hora que os pais disseram que acordou, mas principalmente da percepção que temos da necessidade que a criança tem de fazer um soninho. Quase todos ainda têm esta necessidade nesta altura, embora haja dias em que os “pestinhas” travam verdadeiras batalhas contra o sono. Existem várias estratégias para o adormecer: alguns bebés são colocados no berço e, após umas “palmadinhas” nas costas ou uma mão dada, adormecem; outros fazem-no mais rapidamente se colocados no carrinho para um passeio pela sala, e são depois transferidos para o berço; e depois também há aqueles anjinhos que basta aconchegar no berço, afastar-se e espreitar 5 minutos depois para ver que já dormem pacificamente. :-) Mas, verdade seja dita, este é um grupinho de bebés muito calminho na hora da “naninha”. O tempo de sono é muito variável de criança para criança e de dia para dia. Há aqueles soninhos de 30 minutos, e aqueles de 2 horas!

 Por volta das 11h dá-se início ao período de almoço. Consoante a hora da refeição que fizeram em casa, começam-se a dar os almoços. Assim, sentadinhos no carrinho ou na cadeirinha, protegidos com babetes (que às vezes mais valia serem fatos-macaco…) começam a comer a sua sopinha, alguns já com carne moída, e depois a compota de fruta. Normalmente esta é também uma hora calminha, mas às vezes um ou outro lembra-se de fazer “fita” ou “birra”, que tem um efeito contagiante sobre os outros! Felizmente é raro. :-) Alguns bebés gostam que cantemos para eles, outros de conversinha, mas depressa terminam a sua refeição. Após os almoços, hora de higiene e muda de fraldas.  

No período entre as 12 e as 15h (hora do lanche) é normal fazer-se um bom soninho e fazer o que os bebés gostam mais: explorar o espaço e o material, e receber atenção. Brincamos, conversamos, damos carinho e estimulamos os seus sentidos e capacidades motoras e verbais. Todos os passos são grandes passos: a criança ser capaz de segurar a cabeça levantada quando deitada de barriga para baixo, ser capaz de se virar para um lado e para outro, ser capaz de se sentar com e sem apoio durante um período (primeiro curto, depois mais longo), ser capaz de rastejar, gatinhar, pôr-se de pé, manter o equilíbrio e, finalmente, dar os primeiros passos. Cabe ao adulto cuidador da criança perceber em que fase de desenvolvimento a criança se encontra e estimulá-la para atingir a seguinte através da brincadeira, sem nunca forçar algo que com o tempo surgirá. Cada criança tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento.






Depois das papas segue-se novo momento de higiene e o dia no infantário começa a chegar ao fim para alguns. Aqueles que vão mais tarde para casa normalmente ainda têm necessidade de fazer mais um soninho e fazem um reforço do lanche pelas 17h30.

Na chegada dos pais é importante haver a troca de informação que se verificou de manhã: transmitir como correu o dia e se há algo de relevante a assinalar.

E lá vão embora, todos contentes no colinho dos seus papás, prontinhos para receber destes toda a sua atenção e miminhos, para depois descansar para o novo dia que chega na manhã seguinte.



“A creche, além de desenvolver um papel importante com as crianças, de acolhimento e educação, consegue transpassar o sentido da vida e do sentimento mostrando um mundo de novas experiências em que será possível ampliar o horizonte.”

                   Maria Tereza Maldonado, mestre em Psicologia Clínica     
  

3 de Novembro de 2013

Olá! Cá estamos nós para mais novidades na Sala dos Mimos.

Estas duas últimas semanas foram de trabalho e diversão. Não que os Mimos se aborreçam com o "trabalho"... Afinal de contas dão-se umas gargalhadas à conta da sensação dos pelos do pincel na planta do pé! Ou melhor, alguns de nós. Outros olham muito desconfiados e encolhem o pézinho, mas a verdade é que ninguém se chateou porque somos muito curiosos e exploradores.
Ora, o que andámos nós a fazer? Pois é, a preparar o nosso primeiro Pão-por-Deus, tradição já muito antiga na nossa Região, e o Halloween que, apesar de não ser "nosso", é sempre uma oportunidade para se fazerem trabalhos giros e que apelam ao imaginário infantil, com bruxinhas e fantasminhas, e permite-nos alargar horizontes. Tentámos assim combinar as duas tradições: o típico saquinho de pano do Pão-por-Deus, transformado em fantasminha, figura do Dia das Bruxas. Como ainda somos muito pequeninos para confeccionar o saco, mas gostamos de deixar a nossa marca em todos os trabalhos, juntámos um postal com uma pegada nossa transformada em bruxinha. Ficaram fantásticos ou não?!


 A tradição diz que, no Pão-por-Deus, as crianças pedem, de porta em porta, pão, frutos e bolinhos para depois repartir. Assim, no dia 30 de outubro os papás levaram os saquinhos para casa, para depois os trazerem de volta à sala no dia 1 de novembro, recheadíssimos, onde aí se procedeu a uma re-distribuição do que havia sido recolhido, sob o olhar muito atento dos bebés. Obrigado pela vossa colaboração, mamãs e papás! E, para nós, bebés, foi o máximo tocar em todas aquelas frutas com texturas e tamanhos diferentes! Ora espreitem lá.

 
E para decorar os nossos cacifos fizemos mais uma atividade recorrendo a este nosso órgão artista: o pé. :-) Desta vez, transformamos estes pés perfeitinhos em fantasminhas assustadores. Gostam do resultado final?

 
Para terminar, assinalar a chegada de uma nova bebé à nossa salinha. Bem-vinda amiguinha! Vamos passar cá momentos muito felizes! 
E pronto! Daqui a duas semanas estaremos de volta para vos contar mais aventuras e desventuras dos Miminhos! Até lá! 
  
22 de Outubro de 2013

Olá a todos!

Aqui estamos de novo para vos dar conta dos últimos dias na salinha dos Mimos.
Pouco se fez nestes dias... a não ser sorrir, rir às gargalhadas, palrar, brincar, gatinhar atrás da bola, morder os brinquedos, pedir colo, comer como meninos crescidos, dormir como uns anjinhos, receber miminhos e também os dar!
  



Já se notam grandes evoluções na adaptação à rotina! Já todos comemos a sopinha e somos muito bem comportados ao fazê-lo. Nada de espalhar puré pela nossa roupinha nem nas batas destas senhoras que nos ajudam a levar a papinha à boca!... (pronto, só às vezes... afinal de contas somos bebés!) Também somos quase sempre uns anjinhos a adormecer e estamos cada vez mais habituados ao nosso bercinho. Ok... Às vezes precisamos de um passeiozito de carro pela sala, mas é cada vez menos frequente! E todas as manhãs, quase todos nós bebemos um fantástico suminho natural, e sabem que mais? Os mais crescidos que já conseguem se sentar sem dificuldade descobriram já o "cantinho da bolacha" e ficam lá, quais rapazes e raparigas crescidos, a morder a sua bolachinha até acabarem de a papar toda! 

Boa, Mimos!!!


 Até à próxima!

1 de Outubro de 2013

Olá!!


Depois de umas semanas de adaptação cá estão os Mimos para vos mostrar o que têm andado a fazer estes dias:
Começamos com uns dias mais chorosos com falta do colinho e dos abracinhos dos papás... Mas, aos poucos, os Mimos foram começando a relacionar-se com a equipa da sala e com os outros bebés. As nossas manifestações de afecto e de atenção individualizada foram proporcionando aos nossos bebés um ambiente que, de alguma forma, fosse uma continuidade do lar transmitindo-lhes segurança e confiança.
Agora, mais confiantes, começaram a explorar este novo espaço que lhes parecia tão estranho... A Sala dos Mimos!

 
 
E... Esta semana tivemos também uma festa... o nosso Infantário fez 18 anos!!
Como símbolo deste aniversário, fizemos uns lindos mochos em feltro...
Vejam só como a nossa festa foi bonita:


Ps) - MUITO OBRIGADA à FLOW pela sua simpatia e oferta dos balões a hélio!

Mas, ainda não é tudo!! Achavam que ficávamos por aqui?!

Para mostrar como estamos mais "crescidos" aqui vai uma amostra do nosso 1.º trabalhinho (que correu muito bem):


Para terminar deixamos aqui um beijinho muuuuuiiiitooooo grande à Sara que para a semana já se junta a nós! Beijoooo Saraaaaa! Bem-Vinda!

Até à próxima!


1 comentário: